Metodologias e Estratégias para o Desenvolvimento da Formação

Metodologias e Estratégias para o Desenvolvimento da Formação | Desenvolvimento Pessoal

Enquadramento

Objetivo geral: Dotar e/ou atualizar os participantes com conhecimentos sobre os métodos e técnicas pedagógicas mais utilizados em formação, que lhes permitam escolher e aplicar os mais adequados aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação.

 

Objetivos Específicos: No final do curso os formandos deverão:

  • Indicar os métodos pedagógicos mais utilizados na formação;
    Descrever as características de comunicação nos métodos ativos e não ativos;
  • Identificar as principais vantagens e desafios na aplicação dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
  • Utilizar os critérios de escolha dos métodos pedagógicos mais adequados ao contexto da formação;
  • Aplicar as regras de execução das técnicas pedagógicas.

Conteúdos Programáticos

  1.  Introdução e noções gerais
    1.1. O contexto e os elementos da situação de formação;
    1.2. A relação de formação e a importância da dinâmica de grupo
    1.3. As características de comunicação nos não ativos (afirmativos e interrogativos) e ativos
    1.4. Fatores que condicionam a escolha dos métodos pedagógicos
  2. 2.O Método Expositivo
    2.1. Os momentos da exposição
    2.2. Regras para uma exposição eficaz
  3. Método Interrogativo
    3.1 A utilização e finalidade
    3.2. A formulação de perguntas – principais regras
  4. O Método Demonstrativo
    4.1. Origem do método demonstrativo
    4.2. Modalidades
    4.3. O método dos 4 passos
  5. 5. Métodos ativos
    5.1. A comunicação nos métodos ativos
    5.2. Caracterização
    5.3. Vantagens e desafios
  6. 6. Métodos ativos
    6.1. A comunicação nos métodos ativos
    6.2. Caracterização
    6.3. Vantagens e desafios
  7. 7. Técnicas pedagógicas e regras para a sua aplicação
    7.1. Estudo de caso
    7.2. Jogos pedagógicos
    7.3. Dramatização (role-play)
    7.4. Tempestade de ideias (brainstorming)
    7.5. Demonstração
    7.6. Plenário
    7.7 Discussão em grupo
    7.8. Exercícios de “quebra-gelo” (ice-breaker).
  8. 8. Os métodos e técnicas pedagógicas nos diferentes momentos da sessão de formação: preparação do plano de sessão.

 

Metodologia e critérios de avaliação:

  1. Avaliação de conhecimentos é realizada através de:
  • Avaliação Diagnóstica: esta avaliação assume a forma de questões orais colocadas aos formandos logo no início das sessões para conhecer e identificar de forma mais específica os níveis de conhecimentos prévios dos formandos sobre os conteúdos da formação.
  • Avaliação Formativa: A avaliação formativa processa-se ao longo das sessões pela observação dos formandos nas diferentes atividades.
  • Avaliação Sumativa: será realizada através de um teste/ exercício final para aferição de conhecimentos.

2. Para além do domínio dos conteúdos da formação, será realizada uma avaliação qualitativa de acordo com seguintes critérios: a participação, assiduidade, o empenho, o relacionamento interpessoal e o domínio dos temas, através do preenchimento de uma grelha de observação.
A classificação final resulta da ponderação do resultado do teste (50 %) e da avaliação qualitativa (50 %) e é expressa de acordo com a seguinte escala: com aproveitamento (igual ou superior a 10 valores); sem aproveitamento (inferior a 10 valores). A avaliação final “Sem aproveitamento” não dá direito à emissão de Certificado de Formação Profissional.
AF (avaliação final) = teste (50%) + avaliação qualitativa (50%)

3. A avaliação do processo formativo será realizada através de um inquérito por questionário ficha distribuída no final do curso para preencher pelos formandos e formador.

 

Recursos materiais e espaço físico:

  • Sala de Formação equipada com computador, videoprojetor, quadro branco; Flipchart; tela de projeção e ligação à internet.
  • Documentação de apoio à formação – Folhas com exercícios e apresentação de powerpoint em suporte digital para ser entregue aos formandos; Bloco de notas/ material de escrita

 

Metodologias de formação:

Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: estudo de caso, discussão em grupo, plenário e simulações pedagógicas.

 

Destinatários: 

  • Colaboradores da SPMS
  • Colaboradores do SNS e/ou Entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde

 

Pré- requisitos:

Profissionais que exerçam funções ligadas à prática da atividade formativa.

 

Data de realização: 8 e 9 de novembro de 2018

 

Carga horária: 14 horas

 

Instalações: SPMS Porto

 

Inscrições:

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Para mais informações contacte a Academia SPMS.

Informação

  • Material necessário
  • Conteúdos online
  • Notificações por SMS and Email
  • Certificação
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