
Enquadramento:
Os Cuidados Paliativos são uma intervenção técnica, humanizada e global, no sofrimento associado à doença ameaçadora de vida, que pode surgir em qualquer período da vida. A Criança e o Adolescente são grupos etários com características próprias, inerentes à sua fase de desenvolvimento e à especificidade da sua dependência familiar. Este curso tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais que fazem intervenções no contexto dos cuidados paliativos pediátricos.
Objetivos:
Este curso tem como objetivo geral partilhar experiências e conhecimentos que permitam aos profissionais reconhecer a complexidade da abordagem da criança, do adolescente e das suas famílias em Cuidados Paliativos, numa perspetiva holística das suas necessidades e na procura de uma resposta simultaneamente humanizada e científica, orientada por regras, mas personalizada e integrada no contexto singular.
Conteúdos Programáticos:
Modulo 1 – Apresentação do curso
1.1. Presidente da Comissão Nacional para os cuidados paliativos
1.2.Testemunho Inês Dias da Silva – Mãe de Criança com Necessidades Paliativas Pediátricas
Modulo 2- Introdução aos Cuidados Paliativos Pediátricos (3h)
2.1 o que são os CPP? Quem são as crianças com necessidades paliativas? Planeamento de cuidados
2.2. Organização de serviços de cuidados paliativos pediátricos
Recomendações, realidade nacional
experiência do IPOL
Módulo 3 – Controlo sintomático e administração de terapêutica (4h)
3.1. Controlo sintomático
3.2. Sintomas respiratórios
Sintomas neurológicos
Sintomas gastro intestinais
3.3. Urgências em CPP
3.4 Vias de administração de fármacos. Subcutânea
Modulo 4 – Avaliação e tratamento da dor (2h)
4.1.Abordagem da Dor
4.2. Tratamento da dor crónica em pediatria
Abordagem farmacológica e não farmacológica
Modulo 5 – Desenvolvimento infantil e intervenção lúdico-pedagógica (3h)
5.1 Desenvolvimento infantil
Conceito de saúde e doença na criança e adolescente
Conceptualização das ideias morte na criança
5.2 A Educação como um direito universal
5.3. Necessidades lúdico-pedagógicas e intervenção em contexto paliativo
Módulo 6 – Comunicação (criança/ adolescente, família/equipa) (4h)
6.1 Princípios gerais da comunicação
6.2. Necessidades de comunicação ao longo do percurso da doença
Comunicação com a criança e família
Envolvimento dos irmãos
Módulo 7 – Questões ético legais (2h)
7.1Processos de tomada de decisão
Plano antecipado de cuidados
Questões éticas ao longo do percurso da doença e nas várias faixas etárias
Modulo 8 – Cuidados Psicossociais (3h)
8.1 Impacto social e familiar da doença crónica complexa
Modulo 9 – Cuidados paliativos peri e neonatais (1h)
9.1. Principais conceitos
Modulo 10 – Cuidar ao longo da trajetória da doença (3h)
10.1 Cuidados em fim de vida
10.2. Perda e Luto
Requisitos para emissão de declaração:
Serão emitidas declarações aos formandos que realizem a totalidade do percurso formativo e que obtenham aproveitamento na avaliação final (= ou superior a 50%).