• 1ª Edição | PECOP - Programa Estratégico para o Comprador Público (para não juristas)
  • 1ª Edição | PECOP - Programa Estratégico para o Comprador Público (para não juristas)


    Carga Horária: 90h

    Enquadramento:

    A profissionalização do “comprador público” faz parte da estratégia da União Europeia, tendo em conta que a contratação pública é um instrumento com um elevando potencial para fomentar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, podendo ter um impacto económico significativo e contribuir de sobremaneira para o bom funcionamento do mercado único.

    Na sequência da recomendação 2017/1805 da Comissão Europeia sobre a profissionalização da contratação pública, é essencial garantir o reforço das competências dos profissionais da contratação pública e de todas as pessoas que, de alguma forma, realizam tarefas ligadas a esta área, a fim de assegurar que os mesmos possuem as qualificações e a experiência necessárias ao seu nível de responsabilidade, bem como a motivação suficiente para que possam gerar resultados estratégicos.

    O PECOP foi desenvolvido, adaptando a matriz de competências do ProcurCompEU – Quadro Europeu de Competências para Profissionais no Domínio da Contratação Pública, tendo em conta as especificidades da contratação pública em Portugal e adaptando o mesmo ao contexto nacional e às necessidades dos colaboradores das entidades adjudicantes e instituições públicas do setor da saúde.

    O programa compreende o enquadramento legal da contratação pública, incluindo ainda uma componente empresarial, focada em competências estratégicas, de gestão e também com incidência nas competências sócio comportamentais (soft skils).

    A opção por formação em formato misto está alinhada com a necessidade da manutenção de um ambiente de aprendizagem flexível, que permita acolher diferentes ritmos de aprendizagem e adaptado às necessidades do setor, que exige uma grande elasticidade na gestão e organização do tempo.

    Esta formação foi concebida tendo em vista proporcionar conhecimentos estruturantes aos profissionais que desempenham funções no âmbito da contratação pública, aplicável a todas as etapas do processo.

    O Programa de Capacitação para o Comprador Público é um curso inovador e certificado (DGERT).

    Objetivos:

    Este curso tem como objetivo geral dotar os/as participantes com um conjunto de conhecimentos e competências, que lhes permitam exercer as suas funções no âmbito da contratação pública e desenvolver processos aquisitivos em conformidade com o quadro normativo em vigor e de forma eficiente.

    Vagas disponíveis no âmbito dos protocolos celebrados com as entidades do SNS/MS:

    25 vagas, sendo que cada entidade não poderá inscrever mais do que 02 colaboradores/as.

    Requisitos para emissão de certificado:

    A emissão do Certificado de Formação Profissional, através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), depende de:

    • Assistência obrigatória mínima de 80% (17h das 21h) da totalidade do n.º de horas presenciais;
    • Assistência obrigatória mínima de 80% (46h das 58h) da totalidade do nº de horas síncronas;
    • Realização da totalidade do percurso de autoestudo na plataforma de formação à distância;
    • Realização do exercício de avaliação final e/ou exercícios propostos, com aproveitamento.

    Será emitida uma declaração de frequência aos/às participantes que tenham assistido a 80% das sessões síncronas e presenciais e concluído na totalidade o percurso de autoestudo (se aplicável), ainda que não realizem a avaliação final.

    Formato
    Inscrições
    Data limite de inscrição: 12/09/2023
    Destinatários
    Colaboradores/as das entidades do SNS ou serviços e organismos do Ministério da Saúde, mediante celebração de protocolo, que desempenham funções na realização de compras públicas. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

    SPMS Lisboa e Online
    28 set - 17 dez de 2023