
Enquadramento:
Os erros de comunicação são das principais causas de eventos adversos na saúde, estimando-se que sejam responsáveis por cerca de 70% do total de eventos. A complexidade do tipo de informação a ser transmitida, os meios de comunicação adotados e as características dos vários interlocutores, têm impacto na efetividade e eficiência da transmissão/recessão da informação, consequentemente na segurança do doente.
Por sua vez, o aumento da qualidade da transferência de informação, está associada à diminuição do erro e à redução da morbilidade e mortalidade associada aos cuidados de saúde. Considerando a importância do estabelecimento de uma comunicação eficaz nas equipas de saúde, este curso aborda os principais problemas de comunicação identificados e algumas estratégias para a sua prevenção. Será especificamente trabalhada a comunicação entre profissionais de saúde e entre estes e os clientes de cuidados
Objetivos:
Esta atividade formativa visa dotar os/as participantes de conhecimentos que lhes permitam aumentar a segurança dos cuidados, através da melhoria da eficácia comunicacional. Assim, pretende-se que até ao final do curso os/as formandos/as adquiram conhecimentos e competências essenciais, que lhes possibilitem:
- Compreender a complexidade da comunicação na área da saúde;
- Revisitar e integrar conceitos relativos à comunicação;
- Reconhecer os momentos críticos da comunicação para a segurança do doente;
- Conhecer e adotar metodologias eficientes de transferência de informação.
Vagas disponíveis no âmbito dos protocolos celebrados com as entidades do SNS/MS:
25 vagas, sendo que cada entidade não poderá inscrever mais do que 2 colaboradores/as.
Requisitos para emissão de certificado:
A emissão do Certificado de Formação Profissional, através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), depende de:
- Assistência obrigatória mínima de 80% da totalidade do n.º de horas síncronas e realização da totalidade do percurso de autoestudo na plataforma de formação à distância;
- Realização do exercício de avaliação final e/ou exercícios propostos, com aproveitamento.
Será emitida uma declaração de frequência aos/às participantes que tenham assistido a todas as sessões
síncronas e concluído o percurso de autoestudo, ainda que não realizem a avaliação final.