• 3.ª Edição | Curso SICC | Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade
  • 3.ª Edição | Curso SICC | Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade


    Carga Horária: 70h

    Enquadramento:

    O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC) é uma solução informática centralizada, que permite o registo e gestão de dados económicos e financeiros nas óticas de contabilidade pública, contabilidade financeira e contabilidade de Gestão (analítica).

    Com a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) que revogou o Plano Oficial de Contabilidade Pública e os planos de contas setoriais, foi estabelecido um novo referencial contabilístico, que originou alterações profundas na solução informática SICC
    e nos processos operacionais das entidades e organismos do SNS.

    Por constituírem uma substancial alteração nos respetivos métodos de trabalho, os desafios colocados por este novo paradigma têm impacto nos diversos departamentos das entidades da Saúde, sendo que a formação profissional é particularmente eficaz para assegurar a transmissão de conhecimentos de forma rápida, permitindo acelerar os respetivos processos de adaptação.

    Objetivos:

    Esta formação tem como finalidade dotar os profissionais com conhecimentos essenciais sobre a solução informática SICC, a fim de assegurar a sua adequada utilização nos organismos do SNS e MS, de acordo com o novo normativo contabilístico SNC-AP.

    Condições de inscrição:

    As inscrições serão consideradas por ordem de chegada com o limite de 01 colaborador/a por instituição.

    As inscrições deverão ser antecipadamente validadas pela instituição, pelo que se considera que o registo na ficha de inscrição já detém a devida autorização para a frequência da Ação de Formação.

    Os/as candidatos/as devem exercer funções na área de aplicabilidade do Sistema de Informação.

    Vagas disponíveis no âmbito dos protocolos celebrados com as entidades do SNS/MS:

    25 vagas, sendo que cada entidade não poderá inscrever mais do que 01 colaborador/a.

    Requisitos para emissão de certificado:

    A emissão do Certificado de Formação Profissional, através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), depende de:

    • Assistência obrigatória da totalidade do n.º de horas síncronas (23 horas no total);
    • Realização da totalidade do percurso de autoestudo na plataforma de formação à distância;
    • Realização do exercício de avaliação final e/ou exercícios propostos, com aproveitamento.

    Será emitida uma declaração de frequência aos/às participantes que tenham assistido a pelo menos 07 sessões síncronas e concluído o percurso de autoestudo, ainda que não realizem a avaliação final.

    Formato
    Inscrições
    Data-limite de inscrição: 25/01/2024
    Destinatários
    Colaboradores/as de Entidades do SNS e/ou Tuteladas pelo Ministério da Saúde, designadamente, mediante celebração de protocolo.

    SPMS Porto e Online
    5 fev - 9 abr de 2024