
Enquadramento:
O desenvolvimento sustentado das organizações implica a promoção de uma cultura de inovação e criatividade, que não deverá ser dissociada do conhecimento e aplicação dos conceitos e regras inerentes aos denominados “bens imateriais”. A Propriedade Intelectual é designada pelo conjunto de direitos inerentes à atividade intelectual, abrangendo quer a Propriedade Industrial (PI), quer os Direitos de Autor e os Direitos Conexos.
Assim, a compreensão de conceitos jurídicos, bem como a identificação, o diagnóstico e a planificação dos denominados bens imateriais é essencial no ambiente organizacional e institucional para uma eficaz proteção destes bens. Esta formação incide essencialmente sobre os Direitos de Autor e Direitos conexos.
Objetivos:
Esta formação tem como principais objetivos dar a conhecer os traços gerais do regime legal sobre o Direito de Autor, permitindo identificar os tipos de ativos intelectuais passíveis de proteção ao abrigo dos Direitos de Autor e os respetivos meios de reconhecimento e proteção.
Conteúdos Programáticos:
Módulo I – O Regime Geral do Código do Direito de Autor
- Os ativos intelectuais passíveis de proteção;
- A titularidade do Direito de Autor em contexto empresarial;
- O Conteúdo do Direito de Autor – traços gerais;
- O reconhecimento do Direito de Autor;
- A caducidade do Direito de Autor.
Módulo II – O Regime Especial de Proteção dos Programas de computador
- Enquadramento;
- Ativos Passíveis de Proteção;
- Titularidade do Direito sobre o programa;
- Conteúdo do Direito sobre o programa;
- Reconhecimento do Direito sobre o programa;
- Caducidade do Direito sobre o programa.
Requisitos para emissão de certificado:
Assistência e participação obrigatória mínima de 80% da duração das sessões síncronas e assíncronas e de todas as atividades propostas, com aproveitamento positivo.