Design Thinking

Design Thinking

Enquadramento:

Este curso pretende abordar, numa primeira fase, os principais conceitos da metodologia de design thinking, seguido de uma componente prática para melhor compreender a aplicabilidade. Trata-se de um conjunto de métodos e processos para abordar problemas, análise de conhecimento e propostas de soluções. Coloca as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto, estimulando a criatividade na análise e produção de soluções.

 

Objetivos gerais:

  • Conhecer os principais conceitos da metodologia de design thinking.
  • Compreender a aplicabilidade da metodologia de design thinking para a resolução de problemas e melhoria de processos, produtos ou serviços.

 

Objetivos Específicos:

  • Definir o que é o design thinking e o que o diferencia de outras abordagens;
  • Estudar e identificar as diferentes etapas do design thinking;
  • Aplicar técnicas concretas adequadas a cada uma das etapas design thinking;
  • Compreender a aplicabilidade do design thinking;
  • Interpretar os resultados obtidos.

 

Conteúdos Programáticos:

  1. Conhecer o design thinking

1.1. Enquadramento do design thinking

1.2. Caraterísticas do design thinking

1.3. Fases do design thinking

 

  1. A aplicação do design thinking

2.1. Empatizar

2.2. Idealizar

2.3. Prototipar

2.4. Testar

 

  1. Casos práticos

 

  1. Discussão

 

Metodologia e critérios de avaliação 

  • Será desenvolvido um modelo de avaliação contínua por forma a dar o acompanhamento necessário aos formandos. As metodologias de avaliação da formação irão incidir em dois níveis:
  • Sobre os resultados da aprendizagem: Avaliação da Aprendizagem dos formandos através da observação e acompanhamento contínuo pelo formador.
  • Sobre o processo formativo: avaliação realizada pelos formandos e formadores sobre o processo formativo – Avaliação da Reação – de natureza obrigatória.

 

 

Metodologias de formação:

Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: estudo de caso, discussão em grupo, plenário e simulações pedagógicas.

 

Destinatários:

  • Colaboradores da SPMS
  • Colaboradores do SNS e/ou Entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde

 

Carga horária: 7 horas

 

Inscrições:

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Para mais informações contacte a Academia SPMS.

 

Nota: O presente curso é constituído por sessões síncronas que irão decorrer com recurso a videoconferência. Por razões relacionadas com as configurações das firewalls das instituições, apenas poderá frequentar o curso fora da rede de wi-fi da sua instituição. 

 

Data de realização: ESGOTADO (2.ª Edição a comunicar oportunamente)