Metodologias e Estratégias para o Desenvolvimento da Formação | Formação Formadores
Enquadramento
Objetivo geral: Dotar e/ou atualizar os participantes com conhecimentos sobre os métodos e técnicas pedagógicas mais utilizados em formação, que lhes permitam escolher e aplicar os mais adequados aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação.
Objetivos Específicos: No final do curso os formandos deverão:
- Indicar os métodos pedagógicos mais utilizados na formação;
Descrever as características de comunicação nos métodos ativos e não ativos; - Identificar as principais vantagens e desafios na aplicação dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
- Utilizar os critérios de escolha dos métodos pedagógicos mais adequados ao contexto da formação;
- Aplicar as regras de execução das técnicas pedagógicas.
Conteúdos Programáticos
- Introdução e noções gerais
1.1. O contexto e os elementos da situação de formação;
1.2. A relação de formação e a importância da dinâmica de grupo
1.3. As características de comunicação nos não ativos (afirmativos e interrogativos) e ativos
1.4. Fatores que condicionam a escolha dos métodos pedagógicos - 2.O Método Expositivo
2.1. Os momentos da exposição
2.2. Regras para uma exposição eficaz - Método Interrogativo
3.1 A utilização e finalidade
3.2. A formulação de perguntas – principais regras - O Método Demonstrativo
4.1. Origem do método demonstrativo
4.2. Modalidades
4.3. O método dos 4 passos - Métodos ativos
5.1. A comunicação nos métodos ativos
5.2. Caracterização
5.3. Vantagens e desafios - Métodos ativos
6.1. A comunicação nos métodos ativos
6.2. Caracterização
6.3. Vantagens e desafios - Técnicas pedagógicas e regras para a sua aplicação
7.1. Estudo de caso
7.2. Jogos pedagógicos
7.3. Dramatização (role-play)
7.4. Tempestade de ideias (brainstorming)
7.5. Demonstração
7.6. Plenário
7.7 Discussão em grupo
7.8. Exercícios de “quebra-gelo” (ice-breaker). - Os métodos e técnicas pedagógicas nos diferentes momentos da sessão de formação: preparação do plano de sessão.
Metodologia e critérios de avaliação:
- Avaliação de conhecimentos é realizada através de:
- Avaliação Diagnóstica: esta avaliação assume a forma de questões orais colocadas aos formandos logo no início das sessões para conhecer e identificar de forma mais específica os níveis de conhecimentos prévios dos formandos sobre os conteúdos da formação.
- Avaliação Formativa: A avaliação formativa processa-se ao longo das sessões pela observação dos formandos nas diferentes atividades.
- Avaliação Sumativa: será realizada através de um teste/ exercício final para aferição de conhecimentos.
2. Para além do domínio dos conteúdos da formação, será realizada uma avaliação qualitativa de acordo com seguintes critérios: a participação, assiduidade, o empenho, o relacionamento interpessoal e o domínio dos temas, através do preenchimento de uma grelha de observação.
A classificação final resulta da ponderação do resultado do teste (50 %) e da avaliação qualitativa (50 %) e é expressa de acordo com a seguinte escala: com aproveitamento (igual ou superior a 10 valores); sem aproveitamento (inferior a 10 valores). A avaliação final “Sem aproveitamento” não dá direito à emissão de Certificado de Formação Profissional.
AF (avaliação final) = teste (50%) + avaliação qualitativa (50%)
3. A avaliação do processo formativo será realizada através de um inquérito por questionário ficha distribuída no final do curso para preencher pelos formandos e formador.
Recursos materiais e espaço físico:
- Sala de Formação equipada com computador, videoprojetor, quadro branco; Flipchart; tela de projeção e ligação à internet.
- Documentação de apoio à formação – Folhas com exercícios e apresentação de powerpoint em suporte digital para ser entregue aos formandos; Bloco de notas/ material de escrita
Metodologias de formação:
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: estudo de caso, discussão em grupo, plenário e simulações pedagógicas.
Destinatários:
- Colaboradores da SPMS
- Colaboradores do SNS e/ou Entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde
Pré- requisitos:
Profissionais que exerçam funções ligadas à prática da atividade formativa.
Data de realização: Regime e-Learning: 1º semestre de 2021 (a comunicar com a maior brevidade possível)
Carga horária: 14 horas
Local: formato e-Learning
Inscrições:
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
Para mais informações contacte a Academia SPMS.
Nota: O presente curso é constituído por sessões síncronas que irão decorrer com recurso a videoconferência. Por razões relacionadas com as configurações das firewalls das instituições, apenas poderá frequentar o curso fora da rede de wi-fi da sua instituição.
Informação
- Material necessário
- Conteúdos online
- Notificações por SMS and Email
- Certificação
