Operacionalização e Desenho da Formação

Operacionalização e Desenho da Formação | Formação de Formadores

Introdução:

A conceção e elaboração de programas de formação é uma constante para formadores bem como a correta definição de objetivos da formação e da aprendizagem, bem como do desenho do processo de formação-aprendizagem. Esta ação de formação pretende deste modo, permitir o aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos no âmbito da operacionalização da formação.

 

Objetivo geral:

O objetivo geral do curso visa promover a atualização e aperfeiçoamento de competências na conceção e elaboração de programas de formação bem como preparar unidades de formação.

 

Objetivos Específicos:

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Distinguir objetivos gerais e específicos;
  • Redigir objetivos pedagógicos de acordo a atividade formativa e domínio do Saber;
  • Planificar as ações de formação;
  • Preencher fichas de planificação da formação

 

Conteúdos Programáticos:

Módulo I -Como traçar objetivos em formação

  1. Objetivos da formação e da aprendizagem;
  2. Objetivos da formação versus metodologias e técnicas de aprendizagem;
  3. A encadeamento metodologia e técnica, objetivos e avaliação das aprendizagens.

Módulos II- Do desenho à implementação da formação

  1. Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;
  2. A estrutura do plano de sessão;
  3. Elementos que constituem o plano de sessão.

 

Carga Horária:

Conteúdos

Carga horária

Módulo I -Como traçar objetivos em formação 4 horas
Módulos II- Do desenho à implementação da formação 5 Horas
Avaliação das aprendizagens (avaliação sumativa) 1h

Carga Horária Total

10 horas

 

Desenvolvimento dos Módulos:

Módulo I – Como traçar objetivos em formação

  1. Objetivos da formação e da aprendizagem;
    1. Objetivos gerais
    2. Objetivos Específicos
    3. Taxonomia de Bloom
    4. Domínios do Saber
    5. Exercícios
  2. Objetivos da formação versus metodologias e técnicas de aprendizagem;
    1. Metodologias e Técnicas de aprendizagem
    2. Objetivos pedagógicos
    3. Exercícios
  3. A encadeamento metodologia e técnica, objetivos e avaliação das aprendizagens.
    1. Tipos de Avaliação
    2. Exercícios

 

Módulos II – Do desenho à implementação da formação

1. Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;

2. A estrutura do plano de sessão;

3. Elementos que constituem o plano de sessão.

4. Avaliação Final – Exercício individual

 

Critérios e Metodologias de Avaliação:

Avaliação de conhecimentos é realizada através de Avaliação Sumativa, ou seja, será realizada através de um teste/ exercício final para aferição de conhecimentos.

A classificação final resulta do resultado do teste e é expressa de acordo com a seguinte escala: com aproveitamento (igual ou superior a 10 valores); sem aproveitamento (inferior a 10 valores).

A avaliação final “Sem aproveitamento” não dá direito à emissão de Certificado de Formação Profissional.

A avaliação do processo formativo será realizada através de um inquérito por questionário no final do curso para preencher pelos formandos e formador.

 

Formato: e-Learning

 

Recursos Pedagógicos

  • Programa do curso de formação;
  • Documentação de apoio à formação em suporte digital.
  • Questionários de avaliação qualitativa da ação de formação ao nível da monitoria e dos meios técnico-pedagógicos e logísticos utilizados;

 

Espaços e Equipamentos

Em termos de equipamentos, para o desenvolvimento formativo será necessário que cada formando tenha:

  1. Computador;
  2. Colunas de som;
  3. Ligação à internet.

 

Destinatários:

  • Colaboradores da SPMS;
  • Colaboradores do SNS e/ou Entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde

 

Pré- requisitos: Profissionais que exerçam funções ligadas à prática da atividade formativa.

 

Data de realização: 26 de novembro a 27 de novembro  de 2020

 

Carga horária: 10 Horas

 

Inscrições:

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Para mais informações contacte a Academia SPMS