• Curso de introdução à interoperabilidade semântica, modelação de dados e ligação a estruturas HL7 FHIR
  • Curso de introdução à interoperabilidade semântica, modelação de dados e ligação a estruturas HL7 FHIR


    Carga Horária: 10h

    Enquadramento:

    Interoperabilidade é a capacidade das organizações de interagirem para alcançarem objetivos mutuamente benéficos, envolvendo a partilha de informação e conhecimento entre si, suportadas pela troca de dados entre os seus sistemas de informação.

    A interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde deve fazer parte do alinhamento estratégico de qualquer organização do setor, tendo um forte impacto na tomada de decisão clínica, na redução do risco de erros médicos e favorecendo a reutilização de recursos, bem como a redução de custos de manutenção da saúde.

    De acordo com a framework de interoperabilidade europeia, a interoperabilidade existe a quatro níveis: (1) técnico; (2) semântico; (3) organizacional e (4) legal.

    Objetivos:

    Este curso visa dotar os formandos de conhecimentos de interoperabilidade semântica e da forma como as estruturas semânticas se relacionam com estruturas de interoperabilidade técnica.

    Vagas disponíveis no âmbito dos protocolos celebrados com as entidades do SNS/MS:

    22 vagas disponíveis, sendo que cada entidade não poderá inscrever mais do que 2 colaboradores/as.

    Requisitos para emissão de certificado:

    A emissão do Certificado de Formação Profissional, através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), depende de:

    • Assistência obrigatória mínima a 80% da totalidade do n.º de horas síncronas do curso e realização do percurso de autoestudo na plataforma de formação à distância;
    • Realização do exercício final, com aproveitamento.

    Será emitida uma declaração de frequência aos/às participantes que tenham cumprido a assiduidade mínima estabelecida para esta ação e realizado o respetivo percurso de autoestudo, ainda que não realizem a avaliação final.

    Formato
    Inscrições
    Data limite de inscrição: 11/09/2022
    Destinatários
    Colaboradores da SPMS e de entidades do SNS e/ou tuteladas pelo Ministério da Saúde. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

    Presencial - SPMS Lisboa (7h) e Online (3h)
    29 set - 6 out de 2022