• Digital Learning | Plano de Vacinação COVID-19
  • Digital Learning | Plano de Vacinação COVID-19


    Carga Horária: 5h

    Enquadramento:

    A Direção-Geral de Saúde (DGS), o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) iniciaram formações sobre vacinação contra a COVID-19 em dezembro de 2020, antes do início da vacinação a nível nacional. Esta formação foi agora organizada em sessões em formato e-Learning na Academia da SPMS.
    Estas sessões formativas passam a ser disponibilizadas em formato e-Learning, numa plataforma disponibilizada pela SPMS. Dirigem-se a todos os profissionais de saúde envolvidos na vacinação contra a COVID-19, nomeadamente, médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
    No entanto, poderão estender-se a outros profissionais. Estas ações formativas focam-se basicamente em cinco pontos fundamentais:
    • Distribuição, armazenamento e transporte da vacina;
    • Condições de utilização da vacina, preparação e administração da mesma;
    • Norma de cada uma das vacinas já disponíveis;
    • Farmacovigilância – Notificação de suspeitas de RAM às vacinas – Portal RAM;
    • Plataforma Nacional de Registo e Gestão da Vacinação (VACINAS).


    Os/as participantes podem escolher a ordem dos conteúdos que pretendem visualizar em primeiro lugar, sendo importante assegurar que concluem todos os módulos. Sempre que haja necessidade de reformular matérias, cada participante irá receber um e-mail, dando nota dessa atualização.
    As ações formativas, adequadas às necessidades atuais e futuras, representam um investimento na criação de valor, quer para profissionais e instituições, quer para toda a comunidade.

    Foi neste contexto que a DGS, o INFARMED e a SPMS organizaram esta iniciativa conjunta que se dirige a todos os profissionais de saúde envolvidos na vacinação contra a COVID-19.

    Objetivos:

    Esta formação surge da necessidade de transmitir de forma eficaz aos profissionais de saúde, as matérias relevantes para a boa operacionalização do Plano de Vacinação Covid-19.

    Emissão de declaração:

    Será emitida uma declaração de participação da formação “Plano de vacinação COVID-19” a cada participante.

    Formato
    Destinatários
    Colaboradores/as de entidades do SNS e/ou tuteladas pelo Ministério da Saúde.

    Online
    1 abr - 31 ago de 2022