
Enquadramento:
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, autorizado pelo IEFP, permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), que é um requisito essencial para o exercício da atividade de Formador/a.
Objetivos:
O principal objetivo deste curso é dotar os/as participantes com competências técnicas e comportamentais que lhes permitam executar todas as atividades pedagógicas inseridas na função de um formador/a, habilitando os futuros formadores/as com meios e técnicas que permitam fazer uma intervenção pedagógica e animar sessões de formação, utilizando regras de comunicação neste contexto.
Conteúdos Programáticos:
Módulo 1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
- Formador/a: Contextos de Intervenção
- Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações
- Análise e Projeto de Melhoria
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
- Comunicação e Comportamento Relacional
- Diversidade no Contexto de Formação
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
- Métodos e Técnicas Pedagógicas
- Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
Módulo 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
- Competências e Objetivos Operacionais
- Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
- Exploração de Recursos Didáticos
- Construção de Apresentações Multimédia
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
- Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa
- Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações
- Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Requisitos para emissão de certificado:
Para a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) é necessário que os formandos/as realizem todo o percurso formativo com aproveitamento positivo, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.