A Academia SPMS promove novas Edições do Curso “Teleconsulta em tempo real pela RSE Live”

A Academia SPMS promove novas Edições do Curso “Teleconsulta em tempo real pela RSE Live”

A Academia SPMS reforça a aposta na qualificação profissional dos profissionais de saúde na área da teleconsulta, lançando mais 7 edições do curso “Teleconsulta em tempo real pela RSE Live”, em regime e-Learning. As edições iniciam no dia 15 de setembro e prolongam-se até ao final de 2020.

A teleconsulta consiste numa consulta na qual o profissional de saúde, à distância e com recurso às tecnologias de informação e comunicação, em tempo real ou diferido, avalia a situação clínica de uma pessoa e procede ao planeamento da prestação de cuidados de saúde.

Este tipo de consulta permite aproximar os profissionais de diferentes níveis de cuidados, otimizar a gestão de recursos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), melhorar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde, reduzir o número de deslocações dos utentes e cuidadores e promover a capacitação do cidadão na gestão da sua saúde.

Neste sentido, a SPMS desenvolveu a plataforma RSE Live que, atualmente, permite a realização de teleconsultas em tempo real nos cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários.

A utilização da teleconsulta é uma componente estruturante da saúde digital, pelo que a Academia SPMS promove quinzenalmente o curso em “Teleconsulta em tempo real pela RSE Live”, que decorre em regime e-Learning, tendo como objetivo normalizar um conjunto de conceitos, ações e pensamentos que sirvam como ponto de partida para a harmonização da sua utilização no SNS.
Estas edições serão destinadas aos profissionais de saúde e a todos os intervenientes das unidades de saúde do SNS que considerem pertinentes e pretendam adquirir mais conhecimento nesta área.

Saiba mais detalhes sobre o curso em https://academia.spms.min-saude.pt/course/teleconsulta-em-tempo-real-pela-rse-live/