• Curso - Telessaúde SNS | Novos modelos de prestação de cuidados
  • Curso - Telessaúde SNS | Novos modelos de prestação de cuidados


    Carga Horária: 10h

    Enquadramento:

    A telessaúde tem vindo a ser reconhecida internacionalmente pelos vários sistemas de saúde como uma oportunidade para fazer face aos grandes desafios na promoção da saúde e na prestação de cuidados. Para além de permitir a transposição de barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, a telessaúde facilita a partilha de informação e melhor articulação de cuidados. A telessaúde apresenta soluções para grandes desafios, como sejam os da acessibilidade e proximidade a cuidados de saúde, da integração de cuidados, da capacitação do cidadão, doente e cuidador no SNS, entre outros, sendo um importante catalisador da transformação digital na saúde.

    A formação em telessaúde é essencial para que, de forma integrada e transversal, sejam criadas condições para promover uma cultura cada vez mais colaborativa, sinérgica e de partilha no relacionamento entre as instituições, profissionais, doentes e cuidadores.

    Este curso visa abordar as práticas mais recentes e os modelos que têm vindo a ser implementados na prestação de cuidados através da telessaúde, permitindo uma reflexão sobre oportunidades e caminhos para a inovação nesta área.

    Objetivos:

    O objetivo geral deste curso é dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam ter uma visão integrada e atual da Telessaúde em Portugal, bem como conhecer os modelos atualmente existentes para que, no seu contexto laboral, possam criar as condições para a prática e disseminação da telessaúde.

    Vagas disponíveis no âmbito dos protocolos celebrados com as entidades do SNS/MS:

    22 vagas disponíveis, sendo que cada entidade não poderá inscrever mais do que 2 colaboradores/as.

    Requisitos para emissão de certificado:

    A emissão do Certificado de Formação Profissional, através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), depende de:

    • Assistência obrigatória mínima a 80% da totalidade do n.º de horas síncronas do curso e realização do percurso de autoestudo na plataforma de formação à distância;
    • Realização da avaliação final, com aproveitamento.

    Será emitida uma declaração de frequência aos/às participantes que tenham cumprido a assiduidade mínima estabelecida para esta ação e realizado o respetivo percurso de autoestudo, ainda que não realizem a avaliação final.

    Formato
    Inscrições
    Data limite de inscrição: 12/09/2022
    Destinatários
    Colaboradores da SPMS e de entidades do SNS e/ou tuteladas pelo Ministério da Saúde. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada

    Online
    28 set - 5 out de 2022