
Enquadramento:
Foi emitida por parte da Direção-Geral da Saúde, a Norma n.º 005/2022, de 28/05/2022 sobre terapêutica farmacológica específica para a COVID-19, dedicada à prescrição de terapêuticas antivirais aos doentes com COVID-19.
Considerando que se trata de uma nova área em termos de cuidados de saúde prestados no âmbito da COVID-19, revelou-se essencial disponibilizar um conjunto de informação adicional sobre esta norma, bem como sobre os procedimentos de prescrição e circuitos associados.
Neste contexto, a Direção-Geral de Saúde (DGS), o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) disponibiliza a atividade formativa online (digital learning) – “Terapêutica antiviral para a COVID-19 em contexto ambulatório (doença ligeira a moderada)”, que visa apoiar os Médicos no esclarecimento de questões associadas à Norma n.º 005/2022.
Objetivo geral:
Esta atividade formativa visa dotar os/as participantes com um conjunto de informações clínicas e operacionais no âmbito da Norma da DGS n.º 005/2022, que lhes permitam conhecer:
Os critérios de elegibilidade e processo de seleção da terapêutica.
O trajeto da prescrição da terapêutica na PEM – Prescrição Eletrónica Médica;
O circuito do medicamento, armazenamento e farmacovigilância.
- O Digital Learning “Terapêutica antiviral para a COVID-19 em contexto ambulatório (doença ligeira a moderada)”.
Conteúdos programáticos:
- Terapêutica antiviral para a COVID-19 – aspetos clínicos:
- Critérios de elegibilidade
- Processo de seleção da terapêutica
- Conciliação da terapêutica
- Terapêutica antiviral para a COVID-19 – aspetos operacionais:
- Prescrição através da PEM (trajeto da prescrição)
- Circuito do medicamento, armazenamento e farmacovigilância
Declaração de participação:
A emissão de declaração de participação na atividade formativa “Terapêutica antiviral para a COVID-19 em contexto ambulatório (doença ligeira a moderada)” depende da conclusão de todo o percurso formativo.